Segunda-feira, 26 de Junho de 2006

Histórias de Santiago/talvez você não saiba...

Pertenceu esta vila à Ordem Militar de S.Thiago da Espada, até aos fins do séc. xv, passando então a ser propriedade particular do grão-mestre da ordem, D.Jorge de Lencastre, duque de Coimbra, filho bastardo de D.João II, tronco dos duques de Aveiro, que conservavam este senhorio e outros muitos em Setúbal, Azeitão e Coimbra até 1759 em que o ùltimo duque de Aveiro, D.José de Mascarenhas, com a vida num suplício, perdeu todas as suas honras e haveres. (caso de Chãos Salgados).

Com a extiinção desta ilustre família, passaram todos os seus bens para a corôa.Tinha voto nas cortes, com assento no banco nº 16.Tem por armas, escudo de prata, tendo ao centro o apóstolo S.Thiago a cavalo, empunhando com a mão direita a espada em acção de batalha e com a esquerda envergando um escudo em que se vê a cruz da ordem, e no chão jaz estendido um mouro.................

A Inauguração da luz pública foi em em Dezembro de 1871. A estrada para Sines foi aberta à circulação em 1870. Em 1878 foi aberta uma indústria de sabão.Em junho de 1880, foi feito o projecto para a nova casa da Camara Municipal,tribunal, cadeia com sistema celular, quartel para destacamento militar e mais repartições públicas da comarca.O projecto foi feito pelo engº Jorge Arthur Shiappa Monteiro.

A igreja matriz, tem de comprimento 46,50 e de largura 20,5. É de 3 naves assentes sobre 10 colunas octógonas de pedra. A figura e disposição das colunas, o estilo e ornatos dos capitéis e arcos, tudo nos diz que estamos na presença de um templo pagão.O pórtico do sol, uma das entradas do templo é formada de muitos arcos concentricos em ogiva sustentados por colunelos de mármore, em cujos capitéis se veem esculpidas diversas figuras de animais.Não se sabe a data da sua romanização, apenas se sabe que foi reedificada em 1530 sendo o mestre da ordem Alonso Peres Pantoja, numa lápide existente nas paredes do côro, que caíu com o terramoto de 1 de Novembro de 1755. 

sinto-me: com vontade de escrever

publicado por JOCAR às 19:44
link do post | comentar | favorito
|
Passaram por aqui ...


e-mail
EMAIL ME

.Nana Mouskouri


Nana Mouskouri
Nana Mouskouri

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. História da Senhora da Pe...

. NOMES LATINOS DE ALGUMAS ...

. O RITMO SEXUAL NO HOMEM (...

. HOMOSEXUAIS NA HISTÓRIA

. OS HOMOSEXUAIS NA HISTÓRI...

. A IGREJA E A PROSTITUIÇÃO...

. A LENDA DE D. SEBASTIÃO

. O PRIMEIRO LIVRO ESCRITO ...

. A IGREJA E A PROSTITUIÇÃO

. AS MENTIRAS E VERDADES

.arquivos

. Março 2011

. Maio 2008

. Dezembro 2006

. Outubro 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

.Tags

. aprender

. atoleiros

. blog

. calma

. igreja

. lojas

. memorandum

. monopólio

. prostituição

. reliquia

. santiago do cacém

. santo lenho

. santos populares

. todas as tags

.pesquisar

 
SAPO Blogs

.subscrever feeds