Quarta-feira, 28 de Junho de 2006

Santiago/Continuação

 


 

A relíquia do Santo Lenho, foi depositada nesta igreja por D.ª Bataça. Esta relíquia está fechada num relicáro de prata numa coluna de pedra que sustenta a mesa do altar.  Esta confraria tem compromisso confirmado com previsão de 27 de Abril de 1765. A relíquia está encerrada num sacrário fechado, com 3 chaves guardadas pelo prior, pelo juíz de confraria e pelo vereador mais velho. Costuma sair em procissão a requerimento dos lavradores, por ocasião das preces por falta de chuva. (Nota) esta relíquia encontra-se actualmente em Beja no museu de arte sacra)

Capela da Nossa Senhora do Rosário, é a mais antiga confraria desta igreja desde 7 de Novembro de 1589.Tinha um pequeno rendimento,uma pequena doação de um fidalgo da casa real,Fernão Sardinha e sua mulher Brites de Vaz Raposa em 1580.

Nossa Senhora do Carmo, era capela própria da ordem terceira, tinha um comissário, por patente do ministro provincial da ordem.

N.Senhora da Conceição, na igreja matriz não tem confraria, só um pequeno rendimento que se aplica para as esmolas das missas dos sábados.

Santo António, situada na rua direita, fundada pela família Britos, com sua campa de mármore colocada no meio da ermida e nela primorosamente lavrado o escudo das armas dos Britos e Mouras com a seguinte inscrição: Aqui jaz João de Moura Brito,cavaleiro professo na ordem de cristo. Faleceu em 6 de Março de 1669.

Igreja das Almas,na rua antigamente chamada rua dos mercadores, foi fundada em 1630, pelo Padre Sebastião de Matos, freire de S.Thiago e pároco de Santo André.

Igreja da Misericórdia , construida pouco depois de 1449, sendo provedor Cristóvão de Brito Varella.O terramoto de 1755 quase a arruinou, sendo reedificada no ano seguinte, quasi desde a raíz. Nesta reconstrução, perdeu toda a sua forma primitiva, mudou-se a porta principal  para onde estava a Capela-Mor e acrescentou-se mais uma sacristia e côro. O seu hospital que lhe fica contíguo, foi feito em 1760 e reedificado em 1844. 

Mosteiro da Nossa Senhora do Lorêto, fica fora da vila, na estrada do Cercal, a 5 Km,era de religiosos franciscanos da província do Algarve, era pequeno e nele apenas se podiam acomodar até 12 religiosos. Está num sítio solitário, com boas águas salúbres.Cercado por uma pequena mata de sobreiros, pertença do mosteiro, comprada pelos frades por 300 mil réis. Em 1515 ardeu e poucas das suas árvores restam. Este mosteiro foi construido em uma ermida de Nossa Senhora do Lorêto, segundo a Monárquia Lusitana em 1505, a crónica seráfica diz que foi em 1454. Foram seus fundadores, frei Francisco e frei Vicente, castelhanos, religiosos claustrais da ordem seráfica. Pediram esta fundação a D. Catarina, mulher de Pedro Pantoja, alcaide -mor desta vila, os quais ficaram padroeiros. Igreja de uma só nave, com 4 capelas laterais ornadas de imagens de santos que hoje estão na igreja matriz.    

 


sinto-me: pensativo...

publicado por JOCAR às 20:01
link do post | comentar | favorito
|
Passaram por aqui ...


e-mail
EMAIL ME

.Nana Mouskouri


Nana Mouskouri
Nana Mouskouri

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. História da Senhora da Pe...

. NOMES LATINOS DE ALGUMAS ...

. O RITMO SEXUAL NO HOMEM (...

. HOMOSEXUAIS NA HISTÓRIA

. OS HOMOSEXUAIS NA HISTÓRI...

. A IGREJA E A PROSTITUIÇÃO...

. A LENDA DE D. SEBASTIÃO

. O PRIMEIRO LIVRO ESCRITO ...

. A IGREJA E A PROSTITUIÇÃO

. AS MENTIRAS E VERDADES

.arquivos

. Março 2011

. Maio 2008

. Dezembro 2006

. Outubro 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

.Tags

. aprender

. atoleiros

. blog

. calma

. igreja

. lojas

. memorandum

. monopólio

. prostituição

. reliquia

. santiago do cacém

. santo lenho

. santos populares

. todas as tags

.pesquisar

 
SAPO Blogs

.subscrever feeds