Quinta-feira, 29 de Junho de 2006

Santiago/D:VETAÇA LASCARIS

 


 

A lenda de que D. Vetaça saindo da corôa de Castela, acompanhada de muitos cavaleiros, surgiu em Sines, impelida por um violento temporal e que aí se reuniram alguns cavaleiros da ordem de S.Thiago e com eles conquistou o castelo ao mouro Kassem próximo de Sines, é uma daquelas histórias inventadas pelos sonhadores!!

D. Vetaça veio para Portugal em junho de 1282, na companhia da rainha santa Isabel, e já havia 32 anos que portugal estava livre dos Mouros, tinham sido expulsos do Algarve em 1250. O que há de certo com respeito a esta senhora e  á vila de S.Thiago de Cacem, é que em 1314, fez troca com D.Diogo Moniz, mestre da Ordem, dando-lhe o senhorio de vila-lar em Castela, e recebendo em troca o de S.Thiago de Cacem.Nas guerras que tiveram lugar por morte de D.Fernando I e D.João I de Castela, o traidor Pedro Alvares Pereira (Irmão de D.Nuno Alvares Pereira) à frente de uma divisão Castelhana, invade o Alentejo em Dezembro de 1383, e se apodera de algumas praças e nomeadamente a de S.Thiago do Cacem, mas em 29 de Janeiro de 1384, é derrotado pelo seu irmão e põe-se em fuga na famosa batalha dos Atoleiros.

Esta vila conservou-se na Ordem até 1594 em que D.Filipe II a deu e á vila de Sines, a D. Alvaro , Duque de Aveiro, sendo o seu último proprietário o último Duque de Aveiro, D.José de Mascarenhas, que em 13 de Janeiro de 1759, O Marquês e esposa, seus filhos, genro e outros cúmplices, perderam a vida no cais de Belém, por tentativa de regicídio, passando todos os seus bens para a corôa .

A Vila teve vários comendadores. O Iº Alcaide-Mor foi Mice Carlos Pessanha, seguiu-se Pedro Pantoja , casado com D.Catarina de Noronha, fundadora do mosteiro do Lorêto . O Marquês de Abrantes foi o último comendador desta vila.

A Actual casa da Câmara Municipal foi construida em 1781, no chão de 2 prédois que os vereadores compraram a snr. Lucas Malveiro por 50 mil reis e ao Dr.José da Silva Pereira por 200 mil reis. 

 

sinto-me:
música: Né? Monteiro - "Tira...tira...tira...

publicado por JOCAR às 00:14
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De paraquedista a 30 de Junho de 2006 às 14:57
Bora Zé Carlos... Força nessa web page pessoal... Quando regressar de Benidorm quero vêr isso a mexer. Boa sorte.


De M.da Silva a 20 de Julho de 2006 às 01:11
Fiquei espantada,"passo o termo" com o historial da minha terra! Nunca tinha ouvido nada semelhante. É extraordinário o que me conta sobre a minha terra! É verdade que tudo isto pode ser contestado! E o pelouro da cultura da Câmara M. de Santiago fazem silêncio de um tesouro cultural com um manancial de elementos como aqui demonstra, pura ignorância, que falta de sensibilidade cultural, histórica e não digo mais porque estou preplexa com toda esta informação. Continue e obrigado! Gostava de o conhecer pessoalmente para lhe poder agradecer.!!!!


De paraquedista a 26 de Julho de 2006 às 22:38
Atão Zé Carlos... A "mánica" emperrou ou faltou o "oilo"? Vamos a seguir com essas histórias de "Santiágua", que são bem iinteressantes. Boa sorte.


Comentar post

Passaram por aqui ...


e-mail
EMAIL ME

.Nana Mouskouri


Nana Mouskouri
Nana Mouskouri

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. História da Senhora da Pe...

. NOMES LATINOS DE ALGUMAS ...

. O RITMO SEXUAL NO HOMEM (...

. HOMOSEXUAIS NA HISTÓRIA

. OS HOMOSEXUAIS NA HISTÓRI...

. A IGREJA E A PROSTITUIÇÃO...

. A LENDA DE D. SEBASTIÃO

. O PRIMEIRO LIVRO ESCRITO ...

. A IGREJA E A PROSTITUIÇÃO

. AS MENTIRAS E VERDADES

.arquivos

. Março 2011

. Maio 2008

. Dezembro 2006

. Outubro 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

.Tags

. aprender

. atoleiros

. blog

. calma

. igreja

. lojas

. memorandum

. monopólio

. prostituição

. reliquia

. santiago do cacém

. santo lenho

. santos populares

. todas as tags

.pesquisar

 
SAPO Blogs

.subscrever feeds