Sábado, 8 de Julho de 2006

Fundação da Vila de Santiago do Cacém

 Qual foi o seu nome na antiguidade? E porque depois se chamou Santiago de Cassem?....

Antes do domínio dos romanos na Península Ibérica nada se escrevia e que os seus habitantes, celtas ou pré celtas e gallos-celtas, viviam em cavernas, ou em cabanas construidas de ramos. Nesses remotos tempos, o território situado entre a serra do Algarve e o rio Sado e entre as planícies de Aljustrel e Ourique, não era mais do que uma densa selva, composta de sobreiros, carvalhos, azinheiras e outras árvores silvestres. Nem o mais leve vestígio se tem encontrado da existência de homens nestas paragens, mais tarde é que vieram a fundar povoações que hoje ali florescem. Neste concelho ainda há vestígios de casaes situados no interior das matas, mas são posteriores ao 7º século, segundo os nomes árabes que ainda conservam, embora corrompidos, tais como:-Alfardim- corrupção de alfarás (cavalo ou égua)Aduares-é mesmo a palavra árabe de adduar, o que significa povoação moura.

Almadanim-almadena (Torre)

Alcarial-(aldeia, povoação)

Lezíria-Jaziral(terra pantanosa)

Fataca-Fatta (Fatia)

Se dermos crédito a alguns historiadores, a vila foi fundada pelos Fenícios, ou pelos Gregos, com o nome de Meróbriga, que significa castelo dos fundidores de ferro (merones, fundidores, e briga, povoação).

Se fossem os Gregos os fundadores, seria (1364) antes de cristo. Se fossem os Fenícios, seria (804) anos antes de cristo, o que há uma diferença de 560 anos. Há porém um senão!! É que Meróbriga não é uma palavra Grega, nem Fenícia, mas sim gallo-celta, e significa povoação de mero(Mero ou Merod) e é nome próprio do homem Celta. Tinhamos pois, a fundação desta vila nos anos de 984 antes de cristo. Tudo leve a crêr que algum escritor na intenção de notabilizar a vila, lhe atribuisse tão remota antiguidade. Também não está provado que (briga) signifique cidade ou povoação, muitos historiadores sustentam que a terminação briga foi dada a todas as cidades fundadas por Brigo (4º Rei de Hespanha antes de cristo) Os antigos geografos falam de tres cidades com os nomes muito semelhantes.-Medóbriga,Miróbriga e Meróbriga: a saber! - Aramenha,Marvão e Montemor-o-Velho.

Mr.Charles Romey (História de Hispanha, diz que Meróbriga é a actual vila de Odemira, e agora???

Suponhamos que a Meróbriga dos gallos-celtas ou Miróbriga dos romanos é esta vila e não outra. O que é incontestável é que S.Thiago de Cacem foi colónia romana desde a era primeira de Cesar (38 anos antes de cristo) até 405 anos da era cristã, em que os Godos a ocuparam.

O frei D. Manoel do Cenaculo Villas Boas, bispo de Beja mandou explorar as ruínas deste velho castelo em 1808. Muitos achados, moedas de ouro, medalhas romanas, desde Augusto até à divisão do império. Também se achou uma estátua de <priapo, um deus terminus, num lugar chamado Pomar do Calisto, a norte da vila, perto onde hoje é a Feira anual.Foram encontradas mais 5 lápides com inscrições romanas, e foram colocadas junto ao chafariz da Snrª do Monte, só vou transcrever uma. -Q.SCRIBONIO L. F. QYRI PATERNO L. SCRIBONIOS SATVRNINUS PATER.

(Lucio Scribonio Saturnino, pai do senador Quinto Scibonio por amor paterno, dedicou esta memória  ao dito seu filho)

sinto-me:

publicado por JOCAR às 23:45
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De paraquedista a 26 de Julho de 2006 às 22:42
Atão Zé Carlos... A "mánica" emperrou ou faltou o "oilo"? Vamos a seguir com essas histórias de "Santiágua", que são bem iinteressantes. Boa sorte.
Não desanimes, pois o assunto é bem interessante e, penso que, desconhecido da maioria dos Santiaguenses... Por isso força...


Comentar post

Passaram por aqui ...


e-mail
EMAIL ME

.Nana Mouskouri


Nana Mouskouri
Nana Mouskouri

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. História da Senhora da Pe...

. NOMES LATINOS DE ALGUMAS ...

. O RITMO SEXUAL NO HOMEM (...

. HOMOSEXUAIS NA HISTÓRIA

. OS HOMOSEXUAIS NA HISTÓRI...

. A IGREJA E A PROSTITUIÇÃO...

. A LENDA DE D. SEBASTIÃO

. O PRIMEIRO LIVRO ESCRITO ...

. A IGREJA E A PROSTITUIÇÃO

. AS MENTIRAS E VERDADES

.arquivos

. Março 2011

. Maio 2008

. Dezembro 2006

. Outubro 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

.Tags

. aprender

. atoleiros

. blog

. calma

. igreja

. lojas

. memorandum

. monopólio

. prostituição

. reliquia

. santiago do cacém

. santo lenho

. santos populares

. todas as tags

.pesquisar

 
SAPO Blogs

.subscrever feeds