Domingo, 29 de Outubro de 2006

O PRIMEIRO LIVRO ESCRITO EM PORTUGUÊS/ 1494

 

 

Candela.gif    O Título do Livro: " VIDA DE CRISTO " Vida de XPO em lingua Portuguesa.

Transcrição:  Acabase ho primeyro liuro intitulado de vida de x~po em lingoagem purtugues nom aquelle que se chama da mininice saluador ho qual é apocrifo.

XV. DI. mas este que compos ho nenerable meestre Ludolfo prior do Moesteyro muy honrrado d Argentina. da ordem de muy excellente da Cartuxa. E foi tyrado seg~udo a ordem da historia euangelical:

 O dual mãdou tresladar de latym em lingoagem portugues a muy alta Princesa Infante Dona Ysabel Duquessa de Coymbra e Senhora de Monte Moor ao muy pobre de virtudes dom abade do Moesteyro de sam Paullo e foy corregido e reuisto com muyta dillig~encia por os reurendos padres da Ordem de San francisco de Emxobregas de obseruãncia chamados menores.

       Acabase aprohemial epistola dirigida pellos impprimidores ao serenissimo principe Rey pot~etissimo e Senhor dom Johan ho segúdo Rey de portugal.

 


 

sinto-me:

publicado por JOCAR às 18:04
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De A.Rodrigues Saldanha a 30 de Outubro de 2006 às 19:42
Esta senhora D.Isabel de que fala, era Bragança, irmã do D.Manuel Duque de Beja, que foi o Rei seguinte, porque D.João II, não acreditava em padres e como a Inquisição queria entrar em Portugal, só havia uma maneira de o fazer, como o D.João ñ era para brincadeiras, porque matou o próprio cunhado, então só havia que envenená-lo, disso ficou encarregue uma freira que lhe foi dando aos poucos arsénico. Segue-se D.Manuel , e semanas depois a inquisição mandava em Portugal....
A morte de D.João II não foi natural! A doença dele era mal de pele e foi-lhe recomendado uma instância no Algarve, só que em lugar de melhorarcomeçou a definhar e apercebendo-se disso, mandou chamar o cunhado, D.Manuel , mas a esposa D.Isabel , mandou interceptá-lo a meio do caminho para não ter conhecimento do sucedido e manda escoltá-lo para o Paço, e em Alcácer é-lhe dado conhecimento que o Rei morreu! sendo ele seu sucessor, pois d João tinha um filho reconhecido, mas era fora do casal, o que a rainha nunca lhe perdoou!. Chamava-se D.Jorge de Lencastre.... tenho dito! e continue, força!!!!!


Comentar post

Passaram por aqui ...


e-mail
EMAIL ME

.Nana Mouskouri


Nana Mouskouri
Nana Mouskouri

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. História da Senhora da Pe...

. NOMES LATINOS DE ALGUMAS ...

. O RITMO SEXUAL NO HOMEM (...

. HOMOSEXUAIS NA HISTÓRIA

. OS HOMOSEXUAIS NA HISTÓRI...

. A IGREJA E A PROSTITUIÇÃO...

. A LENDA DE D. SEBASTIÃO

. O PRIMEIRO LIVRO ESCRITO ...

. A IGREJA E A PROSTITUIÇÃO

. AS MENTIRAS E VERDADES

.arquivos

. Março 2011

. Maio 2008

. Dezembro 2006

. Outubro 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

.Tags

. aprender

. atoleiros

. blog

. calma

. igreja

. lojas

. memorandum

. monopólio

. prostituição

. reliquia

. santiago do cacém

. santo lenho

. santos populares

. todas as tags

.pesquisar

 
SAPO Blogs

.subscrever feeds