Sexta-feira, 1 de Dezembro de 2006

A IGREJA E A PROSTITUIÇÃO/ Continuação


   No século XV (1471-1484) o Papa fundou em Roma três lupanares, onde as cortesãs, obrigadas a pagar-lhe cada semana um julio de oiro, e lhe rendiam por ano vinte mil ducados. O Papa dava estes lupanares aos padres, como benefícios, e o autor ouviu falar de um prelado romano detentor de dois benefícios, duma paróquia de 20 ducados. Bento IX concedeu o monopólio da prostituição a uma penitente de quem tinha sido confessor.As pensionistas eram obrigadas a ir à missa todos os dias de manhã, celebrada por um padre idoso, na igreja de Santa Maria. Um célebre Cardeal depois de ter reunido as personagens da cidade,fez-lhe um discurso, no qual disse, entre outras coisas:Entre as grandes vantagens que a vossa cidade ecebeu com a permanencia da corte pontifical, é preciso assinalar o progresso e os bons costumes e da moralidade pública. Quando viemos para aqui, havia tres ou quatro casas habitadas por mulheres de má vida;agora deixamos apenas uma: estende-se da porta oriental à porta ocidental.

Nestes lupanares não podia haver lá mulheres que fossem irmãs de cardeal! Clemente VII ocupou-se pessoalmente do testamento das prostitutas. Obrigou-as a legar metade dos seus bens ao convento de Santa Maria da Penitência. Para se subtrairem a esta doação obrigatória, as cortesãs punham as suas economias em bens com usofruto. Mas Clemente descobriu este subterfúgio e lançõu ex-comunhão contra quem consentisse tais usofrutos. O Marchal de Roma encarregado da Policia urbana recebia o aluguer das casas de prazer. Isto durou até 1870.

E nós por cá???? ........ Tinhamos o Descobridor, o célebre Infante!  Filho de Rei, com fama de fundar escolas de Sagres sem nunca lá ter ido?????? Explorava miserávelmente estes lupanares.  Os lupanares tinham outras funções para a Igreja!. Em Janeiro de 1779, o secretário da embaixada de França foi despojado de toda a correspondencia trocada entre o Arcebispo de Paris e o embaixador do Rei. A Santa Sé teve a audácia de fazer uso dessa correspondencia. O escândalo rebentou. O Papa teve que restituir a correspondencia e pedir desculpas. Os conventos religiosos eram os grande lupanares daquele tempo. Nos ultimos a concorrencia às grades dos conventos era feita  por pretensos poetas, com o pretexto de glosar motes, iam combinar comas freiras.  Em Portugal a desmoralização do clero erguia por toda a parte clamores intensos. No século XV é o próprio Pinheiro Chagas que nos diz: Do Mosteiro ddo Recião era abadessa D.Clara fernandes, filha do conde de marialva. Não sabia ler nem escrever e fôra o pai que a colocara naquele mosteiro. Dizem os docomentos, dormia carnalmente com quem lhe apetecia e em especial com Alvaro de Alvellos, de quem tinha filhos. Ao longo dos tempos que a igreja praticou sempre a seu belo prazer a exploração dos mais fracos!. Foi a sua sobrevivência!  Hoje condena! Como teem má memória!  exploraram sempre o próximo., Para quem acredita, foram eles que cruxificaram Cristo, mais tarde usurparam e chamaram a si o Deus de Israel!, Festas que outrora eram pagãs, hoje são religiosas, As antigas Mesquitas, hoje são igrejas, então quem são vocês?? Educaram os Povos numa linguagem religiosa de tal forma entranhada que faz parte da nossa génese: Exemp: Queira Deus, Deus queira que sim, se Deus quiser etc. e não temos outros termos que a substituam, porque ao dizermos "oxalá" estamos a dizer a mesma coisa: ox-alá-queira Deus! Peço desculpa, mas cada vez sou mais descrente!  Até breve!..........


sinto-me: vazio!

publicado por JOCAR às 14:34
link do post | comentar | favorito
|
Passaram por aqui ...


e-mail
EMAIL ME

.Nana Mouskouri


Nana Mouskouri
Nana Mouskouri

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. História da Senhora da Pe...

. NOMES LATINOS DE ALGUMAS ...

. O RITMO SEXUAL NO HOMEM (...

. HOMOSEXUAIS NA HISTÓRIA

. OS HOMOSEXUAIS NA HISTÓRI...

. A IGREJA E A PROSTITUIÇÃO...

. A LENDA DE D. SEBASTIÃO

. O PRIMEIRO LIVRO ESCRITO ...

. A IGREJA E A PROSTITUIÇÃO

. AS MENTIRAS E VERDADES

.arquivos

. Março 2011

. Maio 2008

. Dezembro 2006

. Outubro 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

.Tags

. aprender

. atoleiros

. blog

. calma

. igreja

. lojas

. memorandum

. monopólio

. prostituição

. reliquia

. santiago do cacém

. santo lenho

. santos populares

. todas as tags

.pesquisar

 
SAPO Blogs

.subscrever feeds